10 maneiras pelas quais os líderes corrigem erros sem piorar

As opiniões expressas pelos colaboradores do Empreendedor são suas.
Os erros são uma parte dolorosa da vida, e ouvimos repetidamente que o fracasso faz parte do processo de aprendizado. Mas se você é um líder de negócios, isso não torna mais fácil saber como lidar com esse erro gigantesco que você cometeu no trabalho, ou com aquele idiota menor e sem cabeça que você prefere ignorar.

Pode ser embaraçoso admitir um erro, e infelizmente muitos acreditam que isso é um sinal de fraqueza. Mas os bons líderes sabem que o maior erro é tentar encobri-lo ou ignorá-lo. Os problemas têm uma maneira de aparecer. O verdadeiro teste é como você lida com esses erros.

Admitir um erro, consertar o problema e garantir que ele não aconteça novamente pode realmente fortalecer seu relacionamento com clientes e colegas, se for tratado da maneira correta. Não é tão difícil quanto você pensa. Aqui estão 10 maneiras pelas quais os bons líderes admitem erros e corrigem o problema antes que ele piore.

  1. Promover linhas de comunicação abertas.
    Bons líderes sabem que os erros vão acontecer – é inevitável. Eles reconhecem que o mantra tradicional da empresa, “Não chegue ao seu chefe com problemas, venha com soluções”, pode sair pela culatra, levando as pessoas a quererem esconder erros ou erros.

Em vez de criar uma equipe de solucionadores de problemas que estão trabalhando juntos para resolver problemas, essa filosofia fora de contato leva as pessoas a diminuir ou camuflar os problemas que enfrentam. Bons líderes trabalham para criar uma dinâmica de equipe aberta, com linhas de comunicação honestas e abertas , não uma cultura de medo e perfeição.

  1. Seja transparente sobre problemas e erros.
    Líderes que resolvem problemas com rapidez e eficiência valorizam a transparência em suas interações. Eles têm abordagens holísticas e colaboração cruzada em seus negócios ao lidar com problemas. Eles não permitem que as agendas ocultas sejam desenfreadas e se tornem tóxicas.

Quando um erro ou problema surge, bons líderes resolvem lidar com o problema de frente compartilhando informações com outras pessoas dentro da organização, para que o problema não se espalhe mais.

Eles deixam claro que, quando algo dá errado, deve ser tratado e corrigido. Eles garantem que os funcionários ofereçam suas idéias e soluções, o que pode resultar em uma solução rápida que não seria considerada de outra forma.

Relacionado: 4 razões pelas quais você precisa adotar a transparência no local de trabalho

  1. Seja o primeiro a reconhecer seu erro.
    Como líder de negócios, poucas coisas são piores do que perceber que você cometeu um erro digno de estremecimento. É embaraçoso e constrangedor. Também faz parte da vida. Pode ser tentador querer varrê-lo para debaixo do tapete, mas agora é a hora de mostrar sua integridade, sendo sincero sobre o que aconteceu. Seja o primeiro a dar a notícia.

Informar aqueles com quem você trabalha sabe o que está acontecendo pode parecer angustiante, mas é como retirar um curativo . Apenas acabe com isso. Você pode pensar que admitir um grande erro criará receios sobre sua liderança , mas na verdade aumentará a confiança das pessoas em você, especialmente se você continuar a seguir os outros conselhos nesta lista.

  1. Não minimize os danos ou a seriedade.
    Um remédio verdadeiro e completo para o problema não será encontrado até que você saiba o dano total. É por isso que é crucial que você não minimize o problema nem subestime sua seriedade. Ter que voltar e confessar que um problema era realmente muito maior do que o permitido irá apagar a credibilidade que você estava começando a reconstruir.

Comece limpo, declarando toda a extensão do problema. Dessa forma, todos estarão na mesma página e você poderá elaborar um plano para lidar com isso. Se você encobri-lo, mais cedo ou mais tarde o problema maior se tornará aparente. Na verdade, você deseja exagerar as possíveis dificuldades. É melhor enfatizar demais um problema e torná-lo menos problemático do que esclarecê-lo, apenas para que ele exploda na sua cara.

Relacionado: Minimize o impacto de seus erros com essas 6 estratégias

  1. Possua o problema, mesmo que você não o tenha causado.
    Os grandes líderes pedem desculpas e assumem a responsabilidade de aceitar a responsabilidade pelos problemas. Eles não tentam passar o problema para outra pessoa. Mesmo se você não causou o problema diretamente ou o erro não foi especificamente seu, como líder, você deve ser responsável pelo que acontece abaixo de você. Passar a bola faz você parecer que está evitando o problema.

Ao ser responsável pelo problema e mostrar humildade ao expressar pesar pelo fato de ter acontecido, você demonstra sua força e autoridade como líder. No entanto, não há necessidade de se vencer publicamente. Desde que você possua e explique o problema completamente, não torne as coisas mais estranhas ao se auto-aversão. Faça um esforço para encontrar uma solução para resolver o problema.

  1. Ofereça maneiras de corrigir o problema.
    O próximo passo é descobrir o que aconteceu e oferecer o máximo de informações e dados possível para obter um diagnóstico completo do problema. Seja franco e comunique todas as idéias que você tem e quaisquer contramedidas que você acredita que possam ajudar. Essa também é uma oportunidade para reformular o problema .

Isso não significa que você deve dar uma desculpa para o porquê disso aconteceu. Em vez disso, explique de maneira não defensiva o que levou ao erro e por que aconteceu. É importante que outras pessoas entendam o que estava acontecendo externa e internamente, o que estava sob seu controle e o que não estava.

Agora é também a hora de começar a reunir informações e conselhos de outras pessoas para que você possa encontrar uma solução e garantir que qualquer pessoa afetada compreenda as ações corretivas que estão sendo tomadas.

  1. Peça feedback .
    Se as coisas explodiram de uma maneira horrível, há uma boa chance de que isso não seja um problema que você consiga consertar sozinho, e você pode realmente piorar as coisas se tentar. Peça feedback de sua equipe, seu chefe e seus clientes – qualquer pessoa que esteja envolvida ou possa oferecer informações sobre o que aconteceu e como isso os afetou.

Ter uma rede de suporte forte pode ser útil no momento, para lhe dar uma perspectiva da situação e conselhos sobre o que você pode fazer para se recuperar. Todo feedback, bom ou ruim, nos leva a perguntar como podemos melhorar. Se você está constantemente perguntando como pode fazer melhor, continuará fazendo melhor.

Relacionado: 6 dicas para ouvir feedback difícil

  1. Aprenda com seus erros.
    Todos nós cometemos erros. A questão é se você se esforça para obter informações valiosas com o seu passo em falso. O fracasso é educativo e até necessário de várias maneiras, mas isso não significa que você queira repetir o mesmo erro repetidamente.

Tire um tempo para dissecar e analisar o erro . O que você esperava e o que realmente aconteceu? Existe um padrão de erro de cálculo? Preste atenção à lição maior. Tome medidas construtivas para garantir que o erro não ocorra novamente.

  1. Coloque salvaguardas no lugar.
    Depois de tomar as medidas necessárias para corrigir o erro, certifique-se de colocar salvaguardas para garantir que o erro não será repetido. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para ensinar os outros sobre essa situação.

Sim, você aprendeu com esse infortúnio e, esperançosamente, os que o rodeiam também, mas é possível que alguém que não esteja envolvido possa aparecer e fazer a mesma coisa. Descubra quais redes, treinamentos ou procedimentos adicionais de segurança devem ser incluídos a partir de agora para prevenir esse problema que surgir no futuro.

  1. Vá além dos seus erros.
    Você fez o possível para remediar a situação e garantir que ela não aconteça novamente. Você aprendeu sua lição e procurou o conselho daqueles em quem confia. Agora é hora de fazer as pazes, colocar a cabeça no jogo e voltar aos negócios.

Sua autoconfiança pode ter sido afetada por tudo isso, e você pode se sentir incerto e excessivamente cauteloso ao seguir em frente. Mas não se deixe cair em uma queda. Não deixe que o medo e a insegurança o segurem. O que aconteceu está feito. Quanto mais cedo você voltar, mais cedo poderá colocar essas lições valiosas em prática. Dar-se um pouco de distância o ajudará a colocar o erro em perspectiva. Hora de seguir em frente e focar no futuro.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora