SEO: a penalidade de conteúdo duplicado

A questão da suposta “penalidade de conteúdo duplicado” do Google parece estar na cabeça de todo mundo atualmente. Esse problema é particularmente relevante para sites de comércio eletrônico dinâmico, pois eles costumam ter vários URLs que levam ao mesmo conteúdo do produto (ou quase o mesmo, com apenas uma variação na cor ou tamanho do produto).

Vários fatores ampliam o problema do conteúdo duplicado. O fato de os fabricantes fornecerem a todos os seus distribuidores as mesmas descrições de produtos significa que essas frases idênticas acabam em vários sites, incluindo o seu. Depois, existem os “raspadores” que correm desenfreados pela Web, elevando seu conteúdo para uso em seus sites de spam. Como frustrar os raspadores é um grande tópico que precisará ser tratado em uma coluna futura.

Houve muita conversa – desinformação, realmente – sobre a “penalidade de conteúdo duplicado” do Google. É um mito; isso não existe. Você está ouvindo isso diretamente da boca do cavalo (Google) aqui , aqui e aqui . Sou de fontes confiáveis ​​do Googleplex que o Google raramente penaliza por conteúdo duplicado. Em vez disso, é um filtro.

O conteúdo duplicado é uma cópia substancialmente semelhante à cópia em qualquer outro lugar na Web, e que pode ser encontrado pelas aranhas dos mecanismos de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa não desejam apresentar aos usuários listagens de aparência semelhante na mesma página de resultados de pesquisa, pois isso prejudicaria a experiência de pesquisa. Portanto, um filtro de tempo de consulta é implementado pelo Google para evitar a exibição de várias cópias do mesmo conteúdo ou de um conteúdo muito semelhante.

Os engenheiros do Google não querem penalizar sites úteis pela criação inadvertida de páginas duplicadas, como quando não há um redirecionamento 301 de domain.com para http://www.domain.com, quando o site responde a vários nomes de domínio ou quando existem parâmetros de rastreamento ou supérfluos no URL, como IDs de sessão, tags de rastreamento como source = topnav, sinalizadores como photos = ativado e photos = desativado etc.

De fato, até o próprio Googlestore.com do Google tem problemas de conteúdo duplicado de longa data. Uma encarnação anterior do site tinha milhares de cópias de páginas de categoria – por exemplo, uma pesquisa por inurl: accessories.html site: googlestore.com retornou mais de 7.000 páginas – devido a IDs de sessão nos URLs. O Googlestore.com corrigiu isso desde então, mas ainda possui, em média, cinco cópias de cada página de produto indexada.

Uma situação como essa leva à diluição do PageRank. Uma versão definitiva da página do produto receberá mais PageRank do que cinco versões receberão. Isso ocorre porque os votos (links) são divididos de cinco maneiras. O resultado final é que o produto com conteúdo duplicado nunca será tão bem classificado no mecanismo de pesquisa do Google quanto uma página única.

Isso não é uma penalidade, apenas a consequência natural de um problema esquecido.

É verdade que mesmo um filtro pode acabar sendo uma penalidade se você acabar filtrando os resultados da pesquisa e seu concorrente tiver que receber a recompensa. É mais provável que isso ocorra se você usar a mesma cópia do produto fornecida pelo fabricante que todos os outros e dobrar pouco ou nenhum conteúdo exclusivo. Ao não fazer isso, você automaticamente acumulará menos autoridade / PageRank do que seus concorrentes.

“Fui atingido com uma penalidade de conteúdo duplicado”, parece ser a desculpa do dia. Um ano atrás, era “Estou sendo protegido”. Estou cansado de ouvir qualquer um comentado pelos operadores do site que usam a desculpa como muleta: o verdadeiro problema é a falta de entendimento das melhores práticas e uma implementação de SEO falha.

As práticas recomendadas determinam que você elimine, da melhor maneira possível, a ocorrência de páginas duplicadas nos mecanismos de pesquisa. Exige que você torne seu conteúdo o mais exclusivo possível para diferenciá-lo do encontrado em outros sites. Se o snippet e / ou “shingles” na sua página forem surpreendentemente semelhantes aos da outra pessoa, lembre-se de que o Google tende a favorecer a página com maior PageRank. Claro que esta é uma explicação excessivamente simplista. Basta dizer que, como os resultados duplicados serão filtrados, será melhor que seu site seja bem-dotado de um forte PageRank. Principais Erros de um afiliado ao começar

Não se preocupe demais se os spammers rasparem o conteúdo e publicarem em seus próprios sites. O Google não vai te demitir por isso. Da mesma forma, não fique muito preocupado se você tiver a mesma cópia do produto que uma centena de outros varejistas que vendem os mesmos produtos. Como eu disse, você também não será penalizado por isso.

Meu melhor conselho para você é aumentar qualquer conteúdo não exclusivo obtido por meio de feeds de dados. Envolva-o com conteúdo relevante exclusivo, como análises de produtos contribuídas pelo cliente (ou auto-escritas) e recomendações de produtos relacionados (vendas diretas e vendas cruzadas). De qualquer modo, ajuste a cópia do produto o máximo que puder: Parafraste-o, incorpore sinônimos, revise-o para incluir melhores opções de palavras-chave e embeleze esses parágrafos com uma prosa descritiva adicional. Não pare com as descrições: crie tags de título de página de produto exclusivas, em vez de apenas usar o nome do produto (que é o que todo mundo faz), incorpore bits de informações adicionais à tag de título, como o número do modelo, se isso for algo muito comum. as pessoas usam para pesquisar. Você pode descobrir isso usando ferramentas de pesquisa de palavras-chave; veja meu artigo anterior sobre investigação de palavras-chave.

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